Solemage - Associação sem fins lucrativos

A Solemage é uma associação sem fins lucrativos constituída a 4 de Dezembro de 2020 com sede em Lagos, Portugal. O seu nome deriva de “Solem”, palavra em latim para “Sol” com a palavra “age”, que pode ter dupla interpretação, nomeadamente a palavra “age” traduzida do inglês pode ser entendido como “idade” ou “era” e também é um acrónimo em inglês para Association for a Global Endowment, cujo significado conjunto pode ser entendido como uma Associação para uma dotação global. Ou seja esta associação ambiciona criar uma dotação, não apenas de cariz financeiro, mas também de conhecimento, cultura e património imaterial que visem beneficiar não só a comunidade atual mas também gerações futuras.

A Associação tem como missão e fim principal: Contribuir para a criação de um Mundo melhor através do desenvolvimento, partilha e transferência de conhecimento.

A Associação tem como lema “O Sol é Mais”, sendo que “Sol” pode ser entendido como uma metáfora para conhecimento.

Fundador

A Solemage – Associação sem fins lucrativos foi fundada por Jonathan Silva (também conhecido por Jon Silver), um autor e investidor que cresceu na cidade de Lagos e que depois de uma carreira em grandes centros financeiros tais como Frankfurt e Londres onde trabalhou no Banco Central Europeu, Fundos de Investimento e empresas Multinacionais, voltou para Lagos durante a pandemia de Covid-19. Pouco depois do seu regresso em 2020, infelizmente, contraíu Covid-19 mas teve bastante apoio da comunidade local o que foi um fator decisivo para superar a doença. Esta experiência fê-lo aperceber-se da importância de existir este espírito de entre-ajuda. E promover exatamente esse espírito na comunidade foi uma das razões que o impulsionaram a criar esta associação e este projeto de empreendedorismo social. Para além de que, a pandemia de Covid-19 veio sublinhar a importância que as atividades sociais, educativas, culturais e recreativas têm para o bem estar de todos.

Jonathan é o autor do livro "As aventuras do Investidor Pirata", onde partilha a sua história de vida, disponível aqui e no Amazon.


Atividades

A atividade desta associação pretende contribuir para a criação de um Mundo melhor focando-se em dois eixos fundamentais para o nosso bem-estar e o futuro de todos: comunidade e natureza.

Comunidade

No eixo da comunidade esta associação está a planear criar um centro comunitário que funcionará na sede da associação e terá o nome “SolemCabana” (a casa do Sol) que será um centro que servirá de apoio para a comunidade local, promovendo iniciativas sociais, culturais, educativas e recreativas.

Idealmente terá no seu espaço uma sala de formações, um bar/café de convívio da associação, uma oficina género fablab e um espaço exterior de convívio. As atividades planeadas podem incluir: tertúlias, concertos, noites de cinema, formações, cursos, exposições de artistas b em como campanhas de angariação de donativos para apoiar os mais carenciados na comunidade. A associação pretende ainda dinamizar vários prémios e concursos tais como o concurso do jovem empreendedor, do escritor e do inventor, e prémios de mérito escolar.


Natureza

No eixo da natureza, temos várias atividades que queremos dinamizar que visem promover:

  • Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável
  • Economia circular, verde e local
  • Preservação e valorização do patrimonio natural
  • Restauração e gestão da biodiversidade
  • Minimização do impacto nas alterações climáticas
  • Promoção de estilos de vida mais ecológicos e amigos do ambiente



 .